Projetos

Programa Mais Educação

 


 

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. (http://portal.mec.gov.br).
Em nossa Escola o programa foi implantado recentemente e ainda está em fase de adaptações e começa atendendo 100 alunos do Ensino Fundamental Menor, ou seja, atende alunos do 1º ao 5º ano. As oficinas oferecidas são de dança, karatê, rádio, orientação de estudos e banda escolar. Tem como coordenadora a professora Elidiane Duarte dos Santos, sendo sua equipe composta por 6 monitores, que são eles: Lucas Henrique Lopes, Alana Sabrina Pereira da Silva, Katiucia dos Santos, Guto Cardoso, Raimundo Giuliano Viana Miranda e Abgail Pinto do Carmo.
As perspectivas e dificuldades são muitas mais vamos lá com muito trabalho, dedicação e Fé em Deus!



Projeto Coleta Reciclaves


Projeto Reciclagem: Educação ambiental e reaproveitamento de materiais sólidos.




          A inquietação dos gestores da escola compartilhada com os funcionários e alunos quanto a grande quantidade de lixo espalhada pelas ruas do bairro onde está localizada a escola, instigou a comunidade escolar a desenvolver a coleta de recicláveis. Inicialmente, coletando (plásticos e latinhas de alumínio). A ação em si consiste na parceria entre os segmentos da comunidade escolar e a Empresa Amazônia Recicláveis, isto é, alunos, funcionários, e demais colaboradores armazenam em suas residências o lixo produzido - (as embalagens plásticas e as latinhas), após um determinado período e numa data preestabelecida a comunidade é convidada a trazer esse material para a escola. Assim, no ultimo dia 23 de agosto acorreu a primeira grande ação, oportunizada em razão do dia “D”, dia do Pacto pela Educação no Estado do Pará. Segundo o gestor da Escola, o professor Elias Silva de Mesquita, a ideia inicial é de aplicar o dinheiro arrecadado na construção de um “parquinho” infantil nas dependências da escola, já que a mesma é desprovida de tal recurso e atende a Educação Infantil de 04 e 05 anos de idade.
  



Horta Escolar


Projeto horta escolar


          Este projeto vem preencher os anseios da comunidade escolar, pois, é quase que diário o uso de hortaliças na merenda dos alunos e funcionários. Sendo também um valioso instrumento pedagógico, pois do preparo do canteiro até a colheita dos legumes, torna-se um excelente espaço de aprendizagem além de estimular o consumo por parte dos alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário